Quando o assunto é veículo, haja dúvidas! Afinal, quem tem um carro, moto ou qualquer outro veículo acaba lidando com situações novas, até mesmo aqueles que já são proprietários há algum tempo. Um exemplo disso é que muitos motoristas acabam tendo dúvidas sobre o
decalque do chassi. Sem fazer ideia do que é e como fazer, acabam perdidos.
O decalque do chassi é mais uma burocracia necessária. Ele evita fraudes e irregularidades, uma vez que está registrado no sistema do Detran, um oficial ou profissional responsável consegue verificar se o veículo está irregular ou até mesmo alterado. Na verdade, mesmo cidadãos comuns se beneficiam disso na hora de comprar um veículo usado, uma vez que podem checar se a documentação está em dia e se há dívidas. Afinal, ao comprar um veículo cheio de irregularidades significa assumir todos os seus problemas e pendências.
Por isso, confira o texto e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre decalque de chassi e do motor.
O que é decalque do chassi?
O decalque do chassi e do motor é a numeração de caracteres que fica localizada nessas áreas do veículo. Isso funciona como o RG do carro, mas formado por 17 caracteres gravados em sua estrutura.
Então, o ato de “decalcar” o número do chassi e do motor nada mais é do que transferir uma imagem de uma superfície para outra por meio de compressão ou cópia.
Decalque do chassi: quando é necessário fazer?
A identificação do decalque do chassi e do motor se tornou obrigatória na hora de fazer vistorias e transferência de veículo. Ou seja, é algo importante desde que o veículo sai da concessionária até a hora que você for revendê-lo.
Os veículos que estiverem sem essa numeração precisam ser regularizados o quanto antes. Para isso, é necessário fazer um requerimento reconhecido em cartório, depois, a vistoria do veículo e juntar outros documentos, como a nota fiscal de compra, autorização da unidade de trânsito onde o veículo está registrado. Então, levar tudo isso ao Detran para dar entrada no procedimento e gravar uma numeração no chassi e no motor.
O melhor é fazer isso antes mesmo de pensar em vender o veículo.
Para que fazer o decalque do chassi e do motor?
Como dito anteriormente, essa é uma burocracia necessária, pois garante a regularidade dos veículos. Com isso, você pode fazer a transferência do veículo, fazer vistorias e, claro, registrar o veículo quando ele sai da concessionária.
Quando comprar um veículo usado de terceiros, você precisa
puxar a placa do veículo para se certificar se ele está regular, para isso, basta ter o número da placa e o
Renavam, pedindo essas informações ao proprietário que está tentando vender o veículo. Se ele negar, desconfie. Com essa informação, acesse o
Detran SP e faça a pesquisa diretamente no portal.
Assim, você consegue ver se há
dívidas veiculares ou qualquer outra pendência ou irregularidade. Quem compra um veículo, não quer comprar problemas!
Esse processo é uma segurança para evitar que veículos roubados sejam vendidos. O processo se tornou obrigatório desde 2006, surgindo, assim, uma padronização dos serviços administrativos do Detran. O órgão passou a identificar a autenticidade dos caracteres dos motores dos veículos, evitando qualquer fraude ou transação irregular.
Onde fica o número do chassi do motor?
Para fazer o decalque do chassi e do motor, antes de mais nada, você precisa encontrar o número. Ele está localizado no lado direito, perto do banco do passageiro, na parte metálica. Nesse espaço, há uma tampa de encaixar, ao levantar, você vai encontrar a numeração.
Agora, o número do motor fica mais perto do cabeçote, em uma local específico para a marcação da numeração.
Como fazer decalque de chassi e do motor?
Como dito anteriormente, decalque do chassi e do motor significa copiar esses números para o papel. Para isso, você precisa tem uma folha e um lápis, se for de carpinteiro, melhor. Então, siga o passo a passo:
- Apoie o papel sobre a numeração do chassi ou do motor, que é em relevo;
- Com o papel apoiado, passe o lápis por cima de forma leve até os caracteres aparecerem na folha.
Atenção:
Se houver “REM” escrito próximo à numeração, significa que o veículo já foi remarcado. Isso acontece quando a numeração se desgasta devido ao tempo ou por corrosão.
E se eu não conseguir ver o número do chassi?
Caso a numeração não seja visível, é necessário contratar uma empresa de vistoria credenciada pelo Detran. A empresa poderá fazer um laudo ótico fotografado da numeração.
Como fazer decalque de chassi de MOTO?
Não é apenas em carros que precisa fazer o decalque do chassi e do motor. As motos também contam com essa numeração, mas, claro, em locais diferentes.
Na moto, a numeração do chassi fica sob o guidão da moto, à frente do tanque. É uma chapa de metal vertical.
Já a numeração do chassi do motor da moto fica no bloco do motor, no lado esquerdo, próximo ao pedal de câmbio.
Então, para fazer o decalque do chassi de moto, e seu motor, siga o processo apresentado anteriormente. Basta pressionar um papel sobre a numeração e passar um lápis por cima, de forma leve, até a numeração surgir no papel.
Em motos, a numeração é mais acessível e fácil de realizar o decalque. Por isso, as maiores dúvidas pertencem aos proprietários de automóveis.
Encontre um despachante e tenha ajuda que precisa
Se você precisa de ajuda na hora de registrar um novo veículo ou de realizar a
transferência de veículo, conte com um despachante. Esse profissional pode realizar tudo de forma rápida. E você obtém sua solução sem nenhum trabalho ou perda de tempo.
Aqui no portal, você encontra
despachantes na Baixada Santista, em cidades como Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Cubatão. Escolha o profissional que estiver mais perto de você, entre em contato e informe o que você precisa.
Sempre
vale a pena contratar um despachante. Com isso,, você não perde tempo com burocracias, indo ao Detran da sua cidade nem tentando descobrir como realizar algum processo.