Novidades Últimas do Blog

Processos

Despachante para transferência de veículo: quais os documentos necessários?

despachante transferência veiculo | Despachante na Baixada
Comprou um veículo usado ou está vendendo o seu? É importante saber como realizar as burocracias para esse trâmite. Para tornar o processo mais fácil e muito mais rápido, muitos contam com um despachante para transferência do veículo. Mas as dúvidas sobre quais documentos são necessários ainda pairam sobre muitos proprietários. Pensando nisso, reunimos aqui quais são os documentos para a transferência de veículo. Acompanhe o texto e confira! 

 

Quais são os documentos de veículos para transferência



  • CRV (Certificado de Registro de Veículo) com o formulário de transferência de veículo assinado pelo antigo e novo proprietário, com firma reconhecida por ambas as partes;

  • Documento de identidade original com foto, pode ser o RG ou a CNH;

  • CPF;

  • Comprovante de residência;

  • Laudo de vistoria;

  • Comprovante de pagamento das taxas referentes à transferência;

  • Certificado de licenciamento anual (CRLV);

  • Certidão negativa de furto ou roubo, ou informação do Renavam.


 

O que mais você precisa saber sobre transferência de veículo


Além dos documentos, é importante que você se atente aos prazos e outros pontos que podem dificultar o processo, exigindo outros passos ou documentos. Esses detalhes, um despachante para transferência de veículo pode esclarecer.

 

  • Prazo


Após assinatura do CRV, há um prazo de 30 dias para finalizar o processo. Caso o prazo seja ultrapassado, há multa de R$195,23.

 

  • Multas e pendências


Antes de realizar a transferência, é importante quitar todos os débitos do veículo. Seja multa, licenciamento, IPVA ou DPVAT. Caso contrário, não é possível continuar com o processo de transferência.

 

  • Vistoria 


Para realizar a transferência do veículo, é necessário fazer uma nova vistoria no veículo. Como você viu, esse é um dos documentos necessários para concluir o processo. O valor da taxa de vistoria varia de acordo com cada estado. 

Esse passo do processo é importante para garantir que o veículo está em condições adequadas e seguro para uso.

 

  • Transferência entre cidades ou estados


Devido às diferenças do Detran de um estado para o outro, pode haver divergências entre as taxas e até mesmo o processo. Algumas vezes, de uma cidade para outra também há diferenças nesses pontos. Por isso, certifique-se das regras de cada cidade envolvida no processo, ou conte com um despachante para transferência do veículo para simplificar o processo.

 

Despachante para transferência de veículo: como ele pode ajudar


Apesar de ser possível para qualquer pessoa, é muito mais rápido e simples para o proprietário contar com um despachante para transferência de veículo. Você precisará apenas entregar os documentos necessários e o profissional dará seguimento em todo o processo.

Se você quiser ajuda de um despachante para transferência do veículo para realizar o processo de forma mais rápida e sem tomar seu tempo, conte com os profissionais do Despachante na Baixada. Basta escolher aquele que estiver mais perto de você, entrar em contato e delegar essa tarefa para quem entende do assunto. 

Caso você seja um despachante para transferência de veículo e outros processos veiculares, também pode se tornar nosso parceiro. Entre em contato por WhatsApp ou nos envie um e-mail para tirar suas dúvidas.