Novidades Últimas do Blog

Despachante

Despachante do Detran: vale a pena contratar?

Despachante do Detran | Despachante na Baixada
Você vai ao Detran com todos os documentos necessários para realizar um serviço para o seu carro. O que pode dar errado, não é mesmo? Bom, quando se trata de burocracias, tudo pode dar errado e, entre tentativas e erros, lá se vai seu precioso tempo. Seu chefe já não aguenta mais ouvir que você precisa “dar uma saidinha”. E aí, como você resolve a situação com seu carro? Conte com um despachante do Detran! 

A verdade é que você apenas achava que levava todos os documentos exigidos. Seja para alterar dados, fazer o primeiro emplacamento, emitir ou pedir a 2ª via da CNH. Algumas situações demandam idas e vindas ao Detran para conseguir o que deseja. Para isso,  surgiu o despachante, um profissional que pode resolver pendências junto a órgãos públicos e/ou oficiais, como é o caso do Detran. 

O despachante pode resolver diversas situações, entre elas, providenciar documentos para a regularização de veículos. A demanda é tão grande para esse tipo de serviço, que alguns despachantes se especializam como despachantes do Detran. Ou seja, a rapidez na hora de conseguir o que você precisa é certa. 

Então, se você precisa de uma solução para  facilitar sua vida, já sabe a resposta: contratar um despachante do Detran vale a pena, sim. Mas se ainda tem dúvidas sobre o assunto, acompanhe o texto e saiba como esse profissional atua para resolver burocracias.

 

Despachante do Detran: o que faz? 


Basicamente, o Despachante Detran faz a emissão de documentos ou alteração de dados referentes a veículos, para que eles estejam regularizados, seja por meio de registros, vistorias ou outros procedimentos exigidos pela legislação de trânsito.

Então, isso significa que o despachante Detran pode realizar diversos serviços , tais como:

  • primeiro emplacamento;

  • transferência;

  • segunda via de CRV - Certificado de Registro de Veículo;

  • segunda via de CRLV;

  • Problemas com CNH (cassada, suspensa, nova emissão)

  • alteração na placa;

  • troca de município no registro;

  • troca de estado no registro;

  • alterar informações sobre características do veículo;

  • alteração do endereço residencial do proprietário do veículo;

  • comunicação de vendas;

  • baixa definitiva do veículo como sucata.


Todos esses serviços devem ser feitos de forma presencial no Detran do seu estado. Mas alguns deles podem ser feitos total ou parcialmente por um despachante. Assim, você pode economizar tempo — tanto tentando descobrir como realizar algum serviço, quanto indo até o local. 

 

Como funciona o serviço? 


Agora que você entendeu as principais atuações, entenda como funciona na prática. Por exemplo: a atividade do despachante é legal diante da lei? Sim! Muitas pessoas têm essa dúvida, mas não precisa se preocupar, porque existem até regras para regularizar a atuação do despachante de acordo com cada Estado. Inclusive, mesmo a lista de atuações muda de um estado para outro.

O  serviço de despachante já é regulamentado desde 2018 em resolução do Conselho Nacional de Trânsito. Para tornar a prática mais segura para quem contrata, o profissional precisa ser aprovado em um processo seletivo realizado no Departamento de Trânsito. 

Além disso, o despachante precisa ter o ensino médio completo, pelo menos, e concluir um curso de 100 horas oferecido pelo Detran e, claro, ser aprovado no processo seletivo.

Uma vez que esses requisitos são cumpridos, o despachante é vinculado ao Detran. Mas ele não realiza o que é de responsabilidade do órgão, nem se torna um funcionário. O profissional se torna, sim, apto como um intermediário, que providenciará junto ao Detran o que for necessário para realizar o serviço de necessidade do proprietário do veículo.

Por isso, fique tranquilo, pois estará contratando um profissional apto. 

 

Quais as vantagens e por que contratar um? 


Se você não quer, não gosta ou não pode lidar com burocracias, principalmente por não conhecer a maioria delas, contratar um despachante do Detran é a melhor escolha. Seja ao precisar transferir, vistoriar ou fazer o licenciamento de veículo, tudo isso pode se tornar muito mais simples com um despachante.

Isso é possível porque, como um profissional vinculado ao Detran, o despachante já sabe todo o caminho para resolver qualquer situação. Além disso, mesmo tendo esse vínculo e toda capacitação por parte do Detran, os profissionais atuam de forma independente, com CNPJ próprio. Por isso, você pode procurar e contratar o melhor profissional que preferir, mas com a certeza de que ele é apto e confiável.

Sobre os custos do despachante do Detran, isso também varia de acordo com cada profissional. Mas esse é um serviço que traz benefício instantâneo através da tranquilidade e economia de tempo.

Atualmente, o ditado “tempo é dinheiro” se torna mais presente no nosso dia a dia. A economia de tempo e a rapidez com que você pode resolver qualquer situação é a principal vantagem de contratar um despachante do Detran. Isso significa cuidar das suas próprias demandas enquanto conta com um profissional resolvendo todas as burocracias relacionadas ao seu veículo. Ou seja, não vai precisar mais adiar nenhum compromisso nem atrasar o trabalho.

E, claro, a rapidez com que tudo é feito também é um ponto que se sobressai. O tempo de resolução é muito menor.

Você já teve que resolver alguma pendência no Detran? Quanto tempo demorou? Agora, conte com um despachante do Detran e compare o tempo que ele vai levar para trazer a situação resolvida. 

 

Vale a pena contratar um despachante do Detran? 


Se você ainda tem dúvidas para responder essa questão, se pergunte: vale a pena perder horas indo e voltando do Detran, enfrentando filas e tirando xerox de diversos documentos? Se nem com tempo livre esse é um programa atrativo, imagine ter que abrir mão de compromissos mais importantes para lidar com algo que você pode delegar. 

Por isso, sim, vale a pena contratar um despachante do Detran e usar seu tempo com compromissos que realmente valham a pena. Ou seja, sua família, seu trabalho e seu momento de descanso.

 

Como contratar um despachante do Detran?


Viu só como um despachante do Detran pode fazer você economizar tempo? Agora, você pode fazer a contratação desse profissional de uma forma muito fácil também, encontrando um despachante online na Baixada Santista!

Aqui no portal, você descobre despachantes em Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Cubatão. 

É só acessar nossa página para encontrar despachantes e falar direto com o profissional. Se preferir, entre em contato através do WhatsApp ou envie um e-mail para tirar suas dúvidas.