Novidades Últimas do Blog

Processos

CNH Digital: o que é e como funciona? 

Carteira Digital de Trânsito CDT | Despachante na Baixada
Sabia que existe um jeito muito mais prático de levar o documento do carro? É com a CNH Digital, a versão eletrônica da sua Carteira Nacional de Habilitação. A versão já está liberada e é aceita em todo Brasil como um documento oficial por agentes de trânsito e policiais. 

Ou seja, com a sua CNH Digital, mesmo deixando a versão impressa do documento em casa, você pode apresentar a versão eletrônica em seu celular, caso seja parado em uma blitz, por exemplo. Para isso, basta baixar o aplicativo oficial.

A CNH Digital conta com todas as informações da CNH impressa e possui, também, a mesma validade. Por isso, é necessário ter sua Carteira de Habilitação física em dia. Além disso, você pode ter a versão digital do Certificado de Registro de Veículo e do Certificado de Licenciamento Anual. O aplicativo ainda oferece outras vantagens além dos documentos em suas versões digitais.

Quer saber quais os benefícios e como ter sua CNH digital? Acompanhe o texto que contamos tudo sobre esse serviço! 

 

CNH Digital: o que é? 


A CNH Digital, chamada oficialmente de Carteira Digital de Trânsito (CDT), é um aplicativo oficial do Governo Federal que guarda, em seu celular, a versão eletrônica da sua Carteira Nacional de Habilitação.

A novidade surgiu para acompanhar as mudanças do nosso dia a dia. Afinal, a maioria das pessoas não saem sem o celular, certo? Com a documentação em dia e com sua versão eletrônica baixada, não tem problema esquecer o documento impresso em casa.

E não se preocupe, a CNH Digital é uma forma totalmente segura de ter sua CNH sempre em mãos, com a mesma validade e as mesmas informações dos documentos impressos. 

 

Quais as vantagens? 


Baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), você tem acesso a outras vantagens além da CNH Digital:

  • CRLV Digital (Certificado de Registro de Veículo + Certificado de Licenciamento Anual);

  • Compartilhar o CRLV com até mais 5 outras pessoas que dirigem o veículo;

  • Melhor controle e gerenciamento das infrações de trânsito;

  • Gerar boletos para pagamentos;

  • Recebe notificações, como aviso de recall para o seu veículo se houver;

  • Identifica o condutor principal do veículo;

  • Acompanhe campanhas e dicas de segurança do trânsito do Denatran.


Além disso, você pode conseguir até 40% de desconto em multas ao usar o aplicativo. Acesse o link e confira quais órgãos autuadores oferecem desconto para pagamentos de multas.

 

Como ter CNH Digital e demais vantagens? 


É muito fácil baixar a CNH Digital, mas é necessário respeitar algumas condições para usufruir do serviço. 

  • Ter a Carteira Nacional de Habilitação com  QR Code. As versões a partir de maio 2017 já contam com o recurso;

  • Caso sua CNH não tenha o QR Code, solicite a 2ª via do documento;

  • Ter A CNH regularizada, ou seja, nem suspensa, nem cassada;

  • Ter a CNH dentro do prazo de validade;

  • Não alterar os dados da CNH, como sobrenome por mudança de estado civil. 


 

Agora que você já sabe sobre as condições favoráveis, confira o passo a passo para baixar a sua CNH Digital.


1 - O primeiro passo é baixar o aplicativo Carteira de Trânsito Digital (CDT), disponível para Android, em versão igual ou superior a 4.0.3, e para iOS, em versão igual ou superior a 10. 

2 - No aplicativo, faça seu cadastro com a conta gov br;

3 - Feito o cadastro, aponte a câmera do celular para o QR Code da CNH e confirme seu CEP. Caso tenha problemas nesse passo, procure o Detran para atualizar seus dados.

4 - Para gerar o documento CRLV, você precisa do número do Renavam. Ele está localizado na parte superior do documento do carro e do código CRV. Então, o aplicativo vai gerar o documento digital automaticamente.

Com a CNH em dia, é fácil garantir sua versão eletrônica do documento. Caso tenha algo pendente, como o licenciamento do carro, ou sua CNH não possua o QR Code, você precisa ir até o Detran resolver a situação. Essa tarefa pode ser facilitada com a ajuda de um despachante

 

CNH Digital substitui a versão física? 


Sim, a CNH Digital deve ser aceita como documento oficial por agentes de trânsito ou policiais. Esse direito é resguardado pela Portaria do Denatran n° 184 de 17 de agosto de 2017, Resolução do Contran nº 684 de 25 de julho de 2017 e Resolução do Contran nº 809, de 15 de Dezembro de 2020.

Por isso, mesmo deixando a CNH impressa em casa, você pode apresentar a CNH Digital disponível no aplicativo. Você deve ter cuidado para que o celular esteja carregado. Como precaução, tenha sempre um carregador no carro ou uma bateria externa para ligar ao aparelho.

Sem nenhuma CNH disponível — nem a impressa, nem a Digital —, você recebe uma multa com infração leve e ainda tem o veículo retido até que alguém com o documento vá buscar o carro.

 

A CNH Digital substitui a versão impressa vencida?


Não. A versão eletrônica da CNH é apenas uma réplica da versão física. Ou seja, para o documento ter validade, é necessário estar com tudo em dia. Como dito anteriormente, a data de validade para a CNH Digital é a mesma da versão impressa. Isso também se aplica ao CRLV.

 

O que fazer em caso de perda ou roubo do celular?


Em relação à CNH Digital, o aplicativo protege as informações com uma Chave de Acesso (senha) e os dados são criptografados. 

Mas caso queira, basta desconectar o dispositivo acessando o Portal de Serviços Denatran. Assim, todos os documentos serão removidos do aparelho.

 

Despachantes na Baixada Santista: onde encontrar? 


Você possui qualquer irregularidade com sua CNH que o impede de contar com as vantagens da CNH Digital? Entre em contato com um despachante e resolva essa situação o quanto antes de forma prática e sem sair de casa. 

Facilite agora esse e diversos outros processos burocráticos com a ajuda de um despachante na Baixada Santista. Aqui no nosso portal, temos despachantes em Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Cubatão. 

Acesse nossa página para encontrar despachantes e falar direto com o profissional, entre em contato através do WhatsApp ou envie um e-mail para tirar suas dúvidas.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.