Novidades Últimas do Blog

Processos

Consulta Renavam: como fazer e o que é

Consulta Renavam como fazer | Despachante na Baixada
Ser proprietário de um veículo é começar conhecer um mundo novo de burocracias, siglas e responsabilidades. Afinal, ter um automóvel demanda gastos e muita atenção para circular de forma regularizada. Existem diversos documentos referentes ao veículo e todos merecem atenção. Mas hoje vamos falar especialmente do Renavam, um dos principais documentos de registro do carro. Por ser tão importante, eventualmente é necessário realizar a consulta Renavam. E é justamente isso que vamos ensinar neste texto, um passo a passo para conferir a situação do seu veículo por meio da consulta pelo Renavam.

 

O que é Renavam?


Renavam é, na verdade, uma sigla para “Registro Nacional de Veículos Automotores”. Esse documento é um histórico do veículo, todas as informações importantes constam nele. Sendo assim, o Renavam possui um código para que suas informações sejam acessadas mais facilmente. Para realizar a consulta Renavam, por exemplo, é preciso ter o seu código em mãos. Você pode encontrá-lo na parte frontal do CRLV.

Com esse código, que pode se considerado o CPF do carro, as autoridades conseguem saber detalhes do veículo, como:

  • ano;

  • cor;

  • chassi;

  • modelo;

  • débitos e pendências como IPVA, CRV e multas.


É também no Renavam que consta o número do chassi, que é diferente do código Renavam. O chassi é o nome da estrutura do veículo, que suporta sua carroceria, motor e outros componentes. O “nome completo” do chassi é "Número de Identificação de Veículo” ou “NIV”.

 

Para que serve o Renavam? 


Para o dono do veículo, o Renavam serve para acompanhar suas pendências e débitos. Para quem vai comprar um carro usado, ele é de extrema importância. Afinal, ninguém quer comprar um automóvel cheio de dívidas. Por isso, antes da transferência de veículo, confira seu Renavam.

Para as autoridades, o Renavam também informa se o veículo estão circulando de forma regular e legal.

 

Consulta Renavam: passo a passo de como fazer



  • Passo 1


Tenha em mãos o número do Renavam, da placa do automóvel e o CPF do proprietário do veículo. Se você estiver comprando um veículo usado, peça essas informações ao proprietário. Caso ele não queira compartilhar, desconfie. 

  • Passo 2


Com essas informações, acesse o portal do Detran SP ou do estado em que o veículo estiver registrado. Dependendo da opção escolhida, você pode verificar a situação do veículo apenas com o número da placa e do Renavam.

Você também pode fazer essa checagem no portal nacional do Detran.

 

Como puxar Renavam pela placa? 


No portal ou mesmo no atendimento do Detran, é necessário ter o número do Renavam para consultar débitos e demais informações sobre o veículo. Mas você pode entrar em contato com um despachante veicular e pedir a ele essas informações tendo apenas o número da placa. 

 

Consulta Renavam com um despachante veicular


Se você quiser ajuda para realizar a consulta Renavan ou para qualquer outro processo veicular, conte com os profissionais do Despachante na Baixada. Basta escolher aquele que estiver mais perto de você, entrar em contato e delegar essa tarefa para quem entende do assunto. 

Se você for um despachante veicular,  também pode se tornar nosso parceiro. Entre em contato por WhatsApp ou nos envie um e-mail para tirar suas dúvidas. 

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.