Novidades Últimas do Blog

Documentação

CRLV Digital: saiba tudo sobre aplicativo para licenciamento de veículo

CRLV Digital | Despachante na Baixada
Cada vez mais estamos migrando documentos do papel para o digital. Até mesmo as contas que chegavam pelo correio, passam a ser entregues por e-mail ou ficam disponíveis em aplicativos próprios. Com os documentos veiculares não é diferente. Atualmente, a CNH Digital já é uma realidade acessível para os motoristas, que podem apresentá-la para fiscalização ao invés do documento em papel. O mesmo ocorreu com o licenciamento do veículo, agora o CRLV Digital.

A Carteira Nacional do Trânsito (CNH)  foi o primeiro documento da categoria a ganhar a versão digital em 2017. Depois disso, foi a vez do licenciamento digital que, atualmente, já dispensa a versão impressa. Por último, o Certificado de Registro de Veículo (CRV) também ganhou sua versão digital. Agora, o documento é chamado de Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e).

Mas o texto de hoje é para falar especialmente do CRLV Digital, abordar os outros nomes pelos quais ele é chamado e, principalmente, como você pode garantir o seu, entre outras dúvidas comuns sobre o documento. Acompanhe o texto e confira!

 

CRLV Digital: o que é?


O CRLV Digital é chamado, oficialmente, de “e-licenciamento”. Ele é a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, o CRLV. 

Não é de hoje que esse documento é chamado apenas de licenciamento. E para que o veículo circule pelas ruas do País de forma legal, é obrigatório que ele esteja em dia. Para isso, é necessário fazer sua renovação todo ano seguindo o calendário de licenciamento. Basta conferir o final da placa do seu veículo e checar qual mês referente ao número. 

Além disso, todas as multas e débitos devem ser pagas também, além da taxa de licenciamento e do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A partir de 2021, o pagamento do seguro DPVAT não é exigido para a renovação do licenciamento.

Mas voltando a falar sobre o CRLV Digital, o documento tem a mesma validade da sua versão impressa. E é com ele que você comprova a regularidade do seu veículo para circular pelas vias públicas do Brasil.

E por falar em regularidade, circular com veículo sem licenciamento é uma infração gravíssima, com multa de R$293,47, 7 pontos na CNH e remoção do veículo até regularizar a situação.

Por isso, é importante acompanhar o calendário de licenciamento que fica disponível no começo de todo ano e se planejar para realizar o pagamento. Se feito de forma antecipada, ainda é possível garantir um desconto. E a melhor parte é que não é mais necessário ir ao Detran para realizar o pagamento. Quem tem o veículo registrado no estado de São Paulo, pode acessar o portal Detran SP e informar o número do Renavan. Então, pode pagar via internet banking, aplicativo e nas Lotéricas. Bem como no caixa eletrônico dos bancos Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú e Caixa Econômica Federal, que são conveniados.

 

Qual a diferença entre CRV, CRLV-e, e-licenciamento e licenciamento digital?


Como dissemos, CRLV-e, CRLV Digital e e-licenciamento e licenciamento digital são nomes diferentes para um mesmo documento. Sendo ele a versão digital do antigo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, que tinha sua versão impressa chamada de CRLV.

Já o CRV é o Certificado de Registro de Veículo, emitido no primeiro emplacamento do veículo. Agora, sua versão digital chama Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e) e deve ser emitida apenas quando ocorrer a transferência do veículo. Nele, constam os dados do antigo e do novo proprietário.

 

Aplicativo para licenciamento de veículo: saiba como baixar


Quem quer baixar o CRLV Digital, precisa baixar o aplicativo da CNH Digital, chamado de Carteira Digital de Trânsito (CDT). Então, após realizar o cadastro e o primeiro acesso, o licenciamento digital fica disponível no aplicativo mesmo sem ter acesso à internet. Por isso, a parte mais importante é que o seu celular esteja sempre com a bateria carregada para o caso de você ser parado em uma fiscalização. Caso contrário, será considerado que você está sem o documento, o que é uma infração leve.

Para baixar o aplicativo, vá até a Play Store (Android) ou App Store (iOS). Faça o cadastro por meio do portal. Já de volta ao aplicativo, clique em “veículos”, depois em “adicionar um CRLV”. Então, digite o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e aí é só digitar o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Com isso, você já poderá baixar o documento em formato PDF ou P7S.

 

Como imprimir? 


Se você quiser ter o documento impresso, basta imprimir por conta própria. Você pode fazer isso pelo aplicativo ou pelo portal do Detran.

No aplicativo, uma vez que você fez o login, clique em “veículos” e, depois de escolher o veículo desejado, clique nos três pontos no canto inferior direito. Escolha a opção “exportar” e, uma vez baixado no celular, basta imprimir.

Já no portal Detran, você também deve fazer o login. Depois, clique em “meu veículos”, insira a chave de acesso, escolha o veículo e, então, clique em “CRLV Digital” e imprima o documento. 

No entanto, atente-se para o requisitos de impressão:

  • folha sulfite comum, tamanho A4;

  • utilizar tinta preta;

  • imprimir em folha única;

  • é necessário que o QR Code esteja presente também.


 

CRLV Digital: esteja em dia com seu veículo para garantir o seu


Você possui qualquer irregularidade com seu veículo que o impede de contar com as vantagens da CRLV Digital ou mesmo de adquirir a CNH Digital? Conte com um despachante veicular para resolver essa situação o quanto antes de forma prática e sem sair de casa. 

Esse e outros processos burocráticos você agilizar com a ajuda de um despachante na Baixada Santista. Aqui no nosso portal, temos despachantes em Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Cubatão. 

Acesse nossa página para encontrar despachantes e falar direto com o profissional, entre em contato através do WhatsApp ou envie um e-mail para tirar suas dúvidas.

Caso você seja um despachante veicular,  também pode se tornar nosso parceiro. Entre em contato por WhatsApp ou nos envie um e-mail para tirar suas dúvidas.