Vistoria veicular para transferência: como funciona para carros usados?
A vistoria veicular para transferência é um procedimento obrigatório para quem deseja vender seu veículo ou comprar um veículo usado. Se você estiver pensando em comprar um carro usado, a vistoria é uma forma de evitar que você seja passado para trás, adquirindo um veículo com multas e até mesmo caia em algum tipo de golpe.
Por que fazer a vistoria veicular para transferência?
A vistoria para transferência de veículo vai muito além de um cuidado com o carro ou mesmo de ser apenas um processo burocrático. A inspeção veicular é, na verdade, uma medida de segurança para o futuro proprietário de um veículo usado.
O laudo de vistoria veicular também é necessário se você for realizar a mudança de categoria, reparo de média ou grande monta e quando é necessário mudar a cidade do registro. E, claro, para a transferência de veículo.
Quais as vantagens de fazer vistoria para transferência de veículo?
A principal vantagem, como citado anteriormente, é que a vistoria é um processo de segurança para o comprador. o Detran-SP (Departamento de Trânsito de São Paulo) sugere que os compradores de carros usados realizem a vistoria veicular antes de pagar qualquer valor ao vendedor, atual proprietário.
Dessa forma, você que está comprando o veículo usado tem garantia de que o veículo é exatamente o que o proprietário afirma ser. Na vistoria, você conta com informações adquiridas por meio de análises, além de ter fotografias também.
Dessa forma, o comprador evita diversos problemas, como:
cair em um golpe,
adquirir um carro esteticamente abaixo de suas expectativas
adquirir um carro que necessita de reparos estruturais significativos, que possam até causar acidentes.
Quando você mesmo avalia o carro, não consegue fazer uma checagem completa como ocorre na inspeção veicular. E, se estiver comprando um carro usado pela internet, é ainda mais fácil ser vítima de um golpe. Por exemplo, você pode adquirir um carro que foi roubado ou mesmo um carro que sequer existe. A mesma proteção ocorre ao comprar carros e leilões, principalmente leilões online.
A vistoria também protege o novo proprietário de pagar multas. Isso porque, em caso de irregularidade, ele pode ser penalizado ou ter o carro apreendido. Mas, com a vistoria, você tem certeza que o veículo está ou não regularizado antes de comprar e fazer a transferência para o seu nome.
Vistoria veicular para transferência: onde solicitar?
O Detran-SP possui uma lista de empresas credenciadas de vistoria. Assim, basta entrar em contato e solicitar a vistoria veicular para transferência antes de fechar negócio.
Para isso, você pode pesquisar no portal do Detran SP qual é a empresa credenciada de vistoria (ECVS) mais próxima de você e com o melhor custo-benefício.
Conte com um despachante veicular para fazer a transferência de veículo
Você mesmo pode realizar os trâmites de transferência de veículo, mas é muito mais rápido e simples se você puder contar com um despachante para transferência de veículo.
Para isso, conte com os profissionais do Despachante na Baixada. Basta escolher aquele que estiver mais perto de você, entrar em contato e delegar essa tarefa para quem entende do assunto.
Caso você seja um despachante para transferência de veículo e outros processos veiculares, também pode se tornar nosso parceiro. Entre em contato por WhatsApp ou nos envie um e-mail para tirar suas dúvidas.
Compartilhe
Veja Outras notícias
27/01/2022
Licenciamento 2022: fique por dentro das mudanças
Saiba mais
13/01/2022
Renovação CNH: confira novos prazos do Detran SP
Saiba mais
16/12/2021
Seguro DPVAT 2022 será obrigatório?
Saiba mais
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa
Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.