Novidades Últimas do Blog

Processos

Transferência de veículo: o que fazer antes de vender seu carro

transferência de veículo: carro usado | Despachante na Baixada
Já parou para pensar sobre o que fazer quando vender um veículo? Isso serve tanto para quem quer vender seu veículo, quanto para quem quer comprar carro usado. Afinal, se você vai vender, pode realizar os procedimentos para conseguir faturar mais com a venda. Se você for comprar, já tem um checklist do que verificar na hora de avaliar um carro usado. Por isso, separamos algumas recomendações e, depois de segui-las, basta partir para a transferência de veículo e fechar negócio.

No texto de hoje, separamos alguns detalhes que valem a pena verificar — e arrumar — em veículos antes de anunciar a venda. E, no caso de quem comprar, é indispensável checar antes de finalizar o acordo, tão importante quanto a vistoria veicular, por exemplo. Continue a leitura e confira.

 

Transferência de veículo: tudo o que você precisa fazer antes de vender  um veículo ou comprar um usado


A compra e venda de um veículo significa ter que lidar com algumas burocracias, mas é possível facilitar a sua vida colocando a casa — ou, melhor dizendo — o veículo em ordem antes de anunciar a venda. Confira o que fazer antes de vender seu carro.

 

1 - Pendências


Um carro com pendências financeiras não é atraente e, muito provavelmente, vai atrapalhar a venda do veículo. Por isso, se você for vender o seu, esteja em dia com o pagamento de multas, bem como pagamentos do IPVA e licenciamento. Afinal, se nem os débitos estão em dia, como acreditar que a manutenção do veículo estará? 

E se você estiver do outro lado dessa tramitação, ou seja, interessado em comprar um usado, faça de veículos com pagamentos pendentes. Puxe a palavra do veículo e confira se está tudo certo. Afinal, uma vez comprado, todas as pendências passam a ser suas. 

 

2 - Pneus


Se os pneus estiverem muito desgastados e a troca seja necessária ou perto de ser, é melhor comprar um novo jogo ou descontar o valor do preço total do veículo. No entanto, o melhor é fazer o possível para que o carro usado pareça um novo e desperte o interesse.

Se você for comprar, negocie um desconto em caso de pneus muito desgastados.

 

3 - Funilaria e pintura


Ainda com o objetivo de fazer o carro parecer um veículo novo na hora de vender, a carroceria precisa ser avaliada. É claro que algum amassado ou arranhões não são grande coisa para o proprietário, mas isso muda de figura quando o assunto é vender o carro. Assim sendo, faça os reparos necessários para que o valor do carro não fique depreciado e, claro, para que isso não seja um fator negativo em quem estiver interessado no carro. 

Já para quem vai comprar, pense que não é apenas sobre o valor, mas quem compra um carro não quer comprar um problema. Desse modo, já basta a burocracia com a transferência de veículo, você não precisa levar um carro que ainda demandará tempo de reparos.

De qualquer forma, contar com a opinião de um profissional é indispensável para quem quer vender ou comprar um carro. 

 

4 - Mecânica 


Agora é o momento de você colher o que plantou. Se você é um proprietário que segue as manutenções preventivas à risca, não tem com o que se preocupar. Caso contrário, na hora de levar o carro para uma avaliação pode acabar desembolsando um valor considerável para fazer as manutenções corretivas. 

Esse cuidado vai se refletir para o próximo proprietário do veículo também. Por isso, ao invés de se preocupar com a quilometragem do veículo, preocupe-se em ter a manutenção em dia, o que reflete muito mais a condição do veículo do que o número no painel.

Além disso, a falta de manutenção pode acabar se tornando um problema a ponto de o valor da venda do veículo não cobrir os custos com reparo.

 

5 - Ar-condicionado


É indispensável que o veículo esteja funcionando bem e isso inclui todas as suas funcionalidades, inclusive o ar-condicionado. Oferecer um veículo com esse aparelho quebrado irá depreciar demais o valor e afastar a maioria, senão todos os compradores.

Isso acontece porque não é possível adivinhar o que causou o problema no ar-condicionado, podendo ser desde um problema simples até problemas elétricos complexos.

Assim, se você encontrar um carro à venda com o ar-condicionado quebrado, fique!

 

6 - Vidros


Os vidros dos veículos precisam estar totalmente em dia. Uma janela trincada não é apenas um fator depreciativo como um arranhão na pintura, mas sim uma condição que coloca os passageiros em risco e ainda reprova o veículo na vistoria de transferência de veículos. 

Se o carro tiver seguro, não há por que procrastinar o reparo. Basta pagar um valor pequeno para trocar o vidro. Além dos vidros, verifique retrovisores, faróis e lanternas. 

E se você comprar um usado, vale checar esses itens antes mesmo do carro ir para a vistoria.

 

7 - Estofamento


Bancos limpos são o mínimo na hora de anunciar seu veículo para a venda. Por isso, invista em profissionais da área de estética automotiva para conseguir os melhores resultados sem danificar o estofamento. 

Mais uma vez, esse é um item que deixa o veículo com cara de novo e enche os olhos dos interessados. 

Em caso de desgaste no assento, rasgado ou algum dano, o melhor é contar com os serviços de um trapaceiro. De novo, ninguém que comprar problema, certo? 

O mesmo princípio se estende ao volante, principalmente porque o reparo é barato. Em modelos que não são revestidos com couro é possível substituir a base. Para aqueles revestidos com couro, basta a simples substituição do revestimento.

 

Transferência de veículo: conheça os parceiros do Despachante na Baixada


Conte com os profissionais do Despachante na Baixada. Basta escolher o despachante que estiver mais perto de você, entrar em contato e deixar toda a burocracia de transferência de veículo com quem entende do assunto.

Caso você seja um despachante para transferência de veículo e outros processos veiculares, também pode se tornar nosso parceiro. Entre em contato por WhatsApp ou nos envie um e-mail para tirar suas dúvidas. 

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.