Novidades Últimas do Blog

Documentação

Alterar categoria CNH: passo a passo de como fazer

Alterar categoria CNH | Despachante na Baixada
Alterar categoria CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um processo comum entre os condutores. Principalmente porque na alteração de algumas categorias, é necessário ter experiência com outras antes de fazer a mudança. E isso pode gerar dúvidas.

Para a alteração de categoria, é necessário estar dentro de algumas exigências, como idade, experiência em categorias anteriores, não ter determinados tipos de multas e, claro, fazer o curso prático para a categoria desejada, bem como novos exames toxicológicos e médicos. Então, é necessário fazer o pedido da mudança e pagar a taxa para a emissão da nova CNH. 

Quer detalhes sobre essas exigências e o passo a passo para alterar categoria CNH? Acompanhe o texto e fique por dentro.

 

Quais as categorias da CNH?


As categorias da CNH vão de A à E, variando entre os tipos de veículos, considerando o peso do veículo e/ou lugares disponíveis. Confira quais são:

  • Categoria A: veículo de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, como Moto, Motoneta e Triciclo.

  • Categoria B: veículo de passeio, com peso bruto total até 3.500Kg e com lotação de até 8 lugares. Por exemplo, automóvel, picape, utilitário e van.

  • Categoria C: veículo utilizado em transporte de carga, com peso bruto total acima de 3.500Kg. Como caminhão, caminhonete e van de carga. 

  • Categoria D: veículo para transporte de passageiros, com mais de 8 lugares. Por exemplo, ônibus, micro-ônibus, van de passageiros.

  • Categoria E: veículos das categorias B, C ou D tracionando unidade acoplada pesando 6.000Kg ou mais, com lotação acima de 8 lugares. Por exemplo, automóvel tracionando trailer, caminhão tracionando duas carretas, ônibus articulado, conhecido como "sanfonado" ou “minhocão”.  


 

O que você precisa saber antes de alterar categoria CNH


Antes de começar o processo para alterar categoria CNH, saiba se você se enquadra nos requisitos para passar para a categoria desejada. 

O primeiro critério, que serve para qualquer alteração, é saber se a sua habilitação está em situação regular, ou seja, nem suspense, nem cassada. Caso esteja, será necessário regularizar sua situação antes. 

Além disso, é necessário ter 21 anos, no mínimo, para as categorias D e E. Além disso, cada categoria tem suas próprias especificidades, confira a seguir.

  • 1 ano na categoria B (para a categoria C);

  • 2 anos na categoria B ou há 1 ano na categoria C (para a categoria D);

  • 1 ano na categoria C (para a categoria E);

  • 1 ano na categoria D, caso a tenha obtido a partir da B (para a categoria E). 

  • Motoristas que têm a categoria D a partir da C podem solicitar a E imediatamente.


 

Alterar categoria CNH: passo a passo


Agora que você já sabe se está apto para realizar as solicitações, saiba o passo a passo para alterar categoria CNH. 

1 - Verifique se há pendências em relação à CNH no portal do Detran do seu estado. Para isso, faça o cadastro no portal. 

2 - Assim como ocorre ao tirar a primeira habilitação, também é necessário realizar o exame toxicológico antes de alterar categoria CNH. O exame faz uma detecção ampla de consumo de substâncias psicoativas. Para fazer esse exame, é necessário ir a um laboratório credenciado pelo Denatran. Ao ir a uma autoescola, ela fornece algumas opções, ou você pode conferir a lista de laboratórios.

3 - Então, solicite a alteração de categoria da CNH no portal do Detran também. 

4 - Além do exame toxicológico, é necessário passar por exames médicos para checar a aptidão física e mental. Mais uma vez, encontre profissionais credenciados para realizar o exame. Para motoristas que realizam atividades remuneradas de transporte de bens ou pessoas é necessário a avaliação psicológica.

5 - Chegou a hora de realizar o curso prático em uma autoescola que ofereça o curso para a categoria desejada. Então, a própria autoescola fará os seguintes  passos, como imprimir a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV).

6 - Após a conclusão do curso, a autoescola marca a prova prática. Se reprovado, pague a taxa novamente e refaça o exame prático.

7 - Quando aprovado, pague a taxa de emissão da CNH e você receberá o documento pelos Correios. Se não receber a CNH no prazo informado, resolva no portal do Detran. Atualmente, não é mais necessário ir ao Detran para solicitar nem retirar a CNH, você pode fazer tudo online desde 15 de janeiro de 2021.

8 - Assim que a CNH for emitida, você pode fazer o download da CNH Digital baixando o aplicativo CDT - Carteira Digital de Trânsito no seu celular. Ela tem o mesmo valor legal que a versão impressa. 

 

Alterar categoria CNH: dúvidas frequentes


É possível mudar da categoria B para E?


Como você viu, existem algumas regras específicas para alterar a CNH de uma categoria para outra. Muitas pessoas têm dúvida se é possível mudar da categoria B e E. Na verdade, não é possível alterar da B para E. 

Para alterar categoria CNH para E, existem três caminhos:

  • Ter 1 ano na categoria C;

  • Ter 1 ano na categoria D se você pulou da B direto para D;

  • Mas se você tiver passado da categoria C para D, já pode solicitar a E imediatamente.


Quem tem ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor) poder mudar para a categoria A da CNH?


Sim, mas é necessário realizar as aulas e a prova teórica, além de realizar o exame médico. No entanto, se você tiver a ACC e também a CNH na categoria B, você não precisa fazer as aulas e a prova teórica. Sendo assim, basta seguir o passo a passo que mostramos aqui. 

 

Poupe seu tempo com um Despachante na Baixada


Seja para alterar categoria CNH ou para qualquer outro tipo de processo relacionados à CNH ou ao seu veículo, conte com um despachante do Detran para te ajudar a resolver qualquer pendência. 

Aqui no portal, você encontra despachantes na Baixada Santista de toda a cidade da região. Escolha o que estiver mais perto de você, entre em contato e informe o que você precisa. Sempre vale a pena contratar um despachante, pois com esse profissional, você não perde tempo com burocracias, indo ao Detran da sua cidade nem tentando descobrir como realizar algum processo desconhecido. 

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies e os nossos Termos de Uso.