Algumas infrações de trânsito, além da multa e pontos na carteira, também podem ter como penalidade a apreensão do veículo. E quando o veículo for apreendido devido a uma dessas infrações de trânsito, basta fazer o pedido de liberação de veículo apreendido online. No entanto, em caso de apreensão devido à bloqueio judicial, administrativo ou à alguma irregularidade, é necessário regularizar a situação do veículo no órgão responsável e só então entrar com a solicitação de liberação de veículo apreendido no Detran. SP.
Para os casos mais simples de infração de trânsito, confira o passo a passo de como fazer o pedido de liberação de veículo apreendido. Siga a leitura do texto e saiba como resolver o seu problema.
Como fazer a liberação de veículo apreendido?
Desde maio de 2020, é possível fazer a solicitação de liberação de veículo apreendido apenas de forma online, pelo portal do Detran.SP. Confira o passo a passo:
1 - Acesse o portal para fazer a solicitação da liberação;
2 - Depois, será necessário digitalizar e enviar os documentos. A digitalização pode ser feita tirando foto ou escaneando toda a documentação. É importante que isso seja feito com os documentos originais e que os arquivos digitalizados estejam legíveis, bem como que a foto esteja nítida;
3 - Aguarde o retorno do Detran.SP, que enviará um e-mail em até dois dias úteis.
Se o veículo tiver débitos, mesmo que esse não tenha sido o motivo da apreensão, todos deverão ser quitados antes de fazer a solicitação. É necessário entrar em contato com o órgão responsável, alguns, como o Detran.SP, possibilitam o parcelamento de débitos de veículo.
Quem pode fazer o pedido de liberação de veículo apreendido?
Em caso de veículo de pessoa física, o proprietário do veículo ou seu procurador pode fazer a solicitação de liberação do veículo.
Já em caso de veículo de pessoa jurídica, o proprietário, representante ou procurador pode fazer a solicitação.
Quais os documentos necessários?
- Documento de identificação pessoal, como RG ou CNH;
- Comprovante de recolhimento ou Remoção (CRR);
- Comprovante de pagamento de débitos (multas, impostos e encargos pendentes);
- Comprovante de pagamento das taxas de liberação ou estadia diária.
Faça o pedido de liberação pelo aplicativo Poupatempo
Você também pode baixar o aplicativo do Poupatempo para fazer o pedido de liberação do veículo apreendido.
Acessando a parte de serviços, você encontrará a opção para a liberação. Então, inclua os dados do veículo. Você verá o motivo da apreensão e também receberá o documento para liberação, que deverá ser impresso. Você deverá levá-lo ao local de retirada do veículo.
Liberação de veículo apreendido com despachante veicular
Se você tem problemas e precisa fazer a liberação de veículo apreendido, mesmo que sofra de alguma restrição ou irregularidade, conte com um profissional da área, um despachante veicular. De forma rápida e assertiva, ele pode te ajudar a recuperar seu veículo e você nem precisa perder tempo com isso.
Aqui no portal despachantes na Baixada Santista, você encontra despachantes veicular profissionais nas principais cidades da região. Escolha o despachante mais perto de você, entre em contato e informe o que você precisa.